HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Entrevista] Autora Ligia Ortiz


Olá queridos!
Hoje é sexta, mas quem disse que a correria da semana acabou? Que nada... 
Mas, deixando de lado minha falta de tempo e correria que vocês bem conhecem, vou trazer hoje uma entrevista com a querida Ligia Ortiz, autora da série Predestinados.
Ela é super atenciosa e trata os leitores e parceiros com o maior carinho! Espero que vocês gostem de conhecê-la um pouquinho :)
Não deixem de comentar ;)

Quem é L. A. L. Ortiz?

É a persona escritora, rsrsrs. Meu nome é Ligia e uso minhas iniciais para assinar meus livros. Tenho 33 anos e sou formada em Publicidade e Propaganda, área que atuei por dez anos. Trabalhei em grandes agências e estive envolvida com clientes de peso. Também tive a alegria de participar de duas peças com premiações em Cannes, Shortlist no London Festival e mais algumas premiações menores. Até hoje muita gente me pergunta por que eu “pulei fora” e até hoje eu não sei explicar ao certo. Acho que eu sentia que não era muito a minha praia.

Num primeiro momento, apesar de não ser nada tímida sou bastante reservada. Sou daquelas pessoas que preferem ouvir em vez de falar, não por não ter algo a acrescentar, simplesmente gosto mais de saber e para isso nada melhor do que ouvir. Sou bastante observadora, embora também seja muito aluada. Em várias ocasiões sou pega “no mundo da lua”, acho que é tão comum que ninguém mais chama minha atenção por isso (mas na época da escola eu sofria horrores).

Como você entrou no mundo da leitura?

Acho que é seguro afirmar que comecei a pegar gosto de ler com gibis. Quando eu era pequena minha alegria era ir para casa da minha avó materna. Minha tia morava com ela e sempre estava abastecida com muitos gibis. Eu devorava cada um deles com gosto. Lia, relia, refazia. Era uma verdadeira paixão.

No começo da adolescência além dos quadrinhos (Marvel / mangás) lia muita poesia, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e por aí vai. Depois engatei em distopias, que é o gênero que amo tanto quanto NA e YA. Aliás, estou com dois projetos de distopia.

Qual foi sua inspiração para escrever Nas Proximidades do Amor?

Eu leio muito, realmente muito, uma média de três livros por semana. Às vezes quando eu terminava uma leitura ficava imaginando um final diferente, outras vezes meio que continuava a história em minha cabeça apenas de brincadeira, só diversão. Até que um belo dia estava correndo em uma trilha próxima a minha casa e do nada comecei a pensar sobre escrever. Rapidamente veio a visão da Nalu, uma mulher que apesar de estabelecida profissionalmente possuía grandes dificuldades com seus sentimentos. Não sosseguei até começar a escrever, mas era algo totalmente despretensioso. Se alguém me falasse naquele momento que eu concluiria um livro no mínimo eu acharia a pessoa maluca.

A história foi ganhando corpo. Todo dia eu procurava adicionar pelo menos uma página e a cada página eu sentia um prazer imenso ao mesmo tempo em que a história se solidificava, então continuei. Com o tempo, quando comecei a pensar muito nisso, percebi que tinha assumido uma postura diferente em relação ao meu “hobby”. A escrita passou a ocupar grande parte do meu dia, e eu que até então estava com meus esforços direcionados a outra atividade me vi sendo atraída como um imã para o mundo literário.

Eu dormia e acordava com trechos da história em minha cabeça, nem sempre era uma sequência ordenada, mas eu precisava escrever. Se eu não o fizesse minha inquietação aumentava de maneira exorbitante e eu não conseguia focar em mais nada. Era delicioso e angustiante, porém quando eu escrevia a ansiedade passava e uma pequena euforia me estimulava a continuar. Então continuei mais uma vez. O texto ficou volumoso, depois de ler e reler, apagar e reescrever muito, eu decidi que publicaria em formato e-book. Não apenas isso, decidi que seguiria por esse caminho.

Devo dizer que foi uma reviravolta e tanta na minha vida.

Algumas pessoas me perguntam se eu vou lançar o livro em formato físico, ainda não sei. Não entrei em contato com qualquer editora. Preferi ter primeiro a experiência da autopublicação e sentir como os leitores reagem e interagem com o livro. Pode ser que num próximo momento esse seja o caminho, mas ainda não posso assegurar.

O que nós, leitores, podemos esperar pela continuação da série Predestinados?

O segundo livro trará como personagens principais a Thais e o Lucas. O cenário inicial é todo o arranjo do casamento de Nalu e Alec. Em meio aos preparativos a reaproximação dos dois será inevitável, contudo trará grandes consequências. Adianto que será uma trama bastante tensa em virtude da personalidade dos protagonistas. Ambos são impetuosos, explosivos, autênticos e como se não bastasse ambos lutam a todo custo para esconder o sentimento enorme que nutrem um pelo outro. A história está me deixando de cabelo em pé, espero que cause a mesma reação nos meus queridos leitores.

O terceiro livro será protagonizado por Clarisse e Max. Darei uma ideia melhor dele quando concluir o segundo livro da série. Ainda preciso amarrar algumas pontas.

Além desta série, você tem outros projetos em mente?

Ah, sim. Com certeza. Para ser bem sincera estou escrevendo em conjunto mais sete livros. Parece maluquice, certo? Mas é verdade, verdadeira. Acordo por volta das 4hs da manhã e já começo a escrever, para mim é o melhor horário. E embora esteja dedicada em concluir a série Predestinados, ocasionalmente aparecem ideias novas e notando algum potencial paro momentaneamente o que estou fazendo e registro. Algumas vezes só faço um “esqueleto”, em outras vou além do escopo e começo com o desenvolvimento do texto.

Quais são os livros e autores que você mais admira?

Eu poderia citar muitos, todavia seria um tanto enfadonho. Uma coisa que tenho costume de fazer é ler tudo o que sai sobre os autores que gosto. Absolutamente tudo. Esses são alguns dos quais eu gosto, contudo a lista exata é beeeeeeem extensa:

Jojo Moyes – Seus livros são fabulosos, extremamente articulados e o que mais me encanta é sua habilidade em fugir do óbvio. O livro que mais gostei dela foi “A Última Carta de Amor”.
Gabrielle Zevin – Sua escrita é ótima. Pra mim é impossível largar um livro dela a partir do momento que eu li a primeira página. A trilogia “Birthright” é fantástica. Uma distopia maravilhosa num contexto inusitado. Amei.
Kresley Cole – Desta autora somente li o primeiro e segundo volume da trilogia “Lendas Arcanas”. O terceiro está para sair, se não me engano, em janeiro de 2015 (EUA). De arrepiar. As emoções saltam a cada linha, é impressionante. E o que mais gosto, eu estou me apaixonando pelo vilão, a morte. Assim que for lançado o devorarei.
Abbi Glines – Adoro. Cheia de drama, sempre. E eu amo um bom drama. Difícil escolher um só, mas fico com a série “Rosemary Beach”, principalmente os três primeiros.
Jessica Park – Li dois títulos dessa autora. Amei ambos. “Flat Out Love” e “Flat Out Matt”.
Carina Rissi – Eis aqui uma nacional, rsrsrs. Leio tudo o que ela escreve. O que mais gostei foi “Procura-se um marido”.
S.C. Stephens – Agora que está sendo lançada a trilogia “Thoughtless” aqui no Brasil, mas quem já a leu sabe que é impossível não se envolver. Você fica com raiva, chora, vibra, é muito intenso (sem querer fazer qualquer referência com o nome que colocaram por aqui). Adoro quando um autor consegue despertar sentimentos tão contraditórios. Independente de ser o que eu quero ou não, aliás até melhor que não seja. Gosto de me surpreender.

Percebe que vários dos autores acima são de distopias, certo? Acho simplesmente maravilhoso quando um autor consegue criar um mundo diferente e mais ainda quando faz com que nos sintamos integrados com essa realidade utópica escrita. É uma verdadeira arte.

Deixe um recadinho para os leitores.

Quero agradecer a todos os leitores que leram Nas Proximidades do Amor, bem como a todas as mensagens carinhosas que recebi. Está sendo uma delícia compartilhar esse momento com vocês. Estou sempre aberta a ouvir e espero que o próximo volume cative tanto quanto o primeiro.

Convido a todos aqueles que ainda não leram para dar uma espiadinha na história. No meu site tem como fazer o download gratuito do primeiro e segundo capítulo. Alec e Nalu estão esperando por vocês.

http://www.amazon.com.br/gp/product/B00N9GMXRU

Grande beijo a todos e desejos de boa leitura ;)




Postado por: 

[TAG] 10 Perguntas Literárias



Olá pessoal!
Semana passada foi muito corrida para mim e o restante de Outubro será todo assim :(

Estou com muitas provas e seminários e, semana que vem participarei de um congresso de Biomedicina em São Paulo. Gente, são 10 horas de viagem =0

Pois é, será bem cansativo e só retorno no fim de semana... No entanto, vou tentar deixar prontos alguns posts para manter o blog atualizado.

Bem, resolvi trazer hoje para vocês uma Tag bem legal que eu vi no blog Viciadas em Livros e, de acordo com o blog, a criadora da Tag é a Ana Vitorino do blog Como Respira.
Vamos lá? 

1. Qual a capa mais bonita da tua estante?

Eu tenho várias capas lindas na minha estante, mas tenho um carinho especial por este. Espero relê-lo em breve!

Os 13 porquês2. Se pudesse trazer 1 personagem para a realidade, qual seria?

 Se eu pudesse, traria Hannah para a realidade e a ajudaria de alguma forma para evitar seu triste fim.








3. Se pudesse entrevistar um autor(a), qual seria?

Adoro os livros da Jane. Ela é uma das minhas autoras favoritas e eu ficaria muito feliz em poder entrevistá-la e fazer várias perguntas que se formaram ao longo das minhas leituras.






4. Um livro que não lerás de novo? Por quê?

Este livro ficou em minha lista de desejados um bom tempo. Eu não via a hora de iniciar essa série que traz a releitura de contos de fadas, além de capas lindas. Mas, não gostei da narrativa. Quase comprei os três primeiros volumes em uma promoção e, ainda bem que não o fiz. Foi uma pena, pois minhas expectativas estavam muito altas. Em breve farei uma resenha dele aqui no blog.



6. Um casal?

Renascer de um Outono foi uma das minhas últimas leituras. Ainda não o resenhei, pois estou com dificuldade de passar para o papel a forma como esse livro me emocionou. A narrativa criada pela querida Samanta é linda. Ela dá importância, quero dizer, ela destaca todos os personagens e, isto, não nos permite adivinhar o final do livro. Temos mais de um tipo de romance nesse livro e o que mais me tocou foi o carinho de Anna por John. Será que o destino conspira ao nosso favor? Em breve resenha, aguardem!!


7. Dois vilões. (Pode ser tanto 2 vilões que goste, como 2 vilões que não goste).

Os vilões que eu escolhi foram: Eric (Divergente) e Celeste (A Escolha). Esses dois personagens me surpreenderam muito. Um deles, pela frieza e o outro pela mudança!

 

8. Uma personagem que matarias (ou tiravas do livro)?

Este é meu livro favorito da série Os Bridgertons, até o momento. A narrativa prendeu minha atenção do início ao fim e eu adorei os personagens, menos Cressida. Ela é muito irritante, mas é claro, deu todo um mistério a mais para o livro.






9. Se pudesse viver num livro, qual seria?

Essa pergunta foi difícil de responder. Se eu pudesse, escolheria 3 cenários, mas resolvi escolher a Inglaterra do século XIX do livro Orgulho e Preconceito. Adoro romances de época e acho que eu adoraria viver nesta época de vestidos, bailes e corteses. Os outros dois cenários que eu gostaria de viver é Itália do livro Julieta e Hogwarts de Harry Potter.





10. Qual o teu maior livro e o mais pequeno? (Em termos de páginas).




As Crônicas de NárniaO maior livro que tenho é As Crônicas de Nárnia- volume único com 750 páginas. E o menor e a edição da Série Reencontros do livro O Morro dos Ventos Uivantes, com 110 páginas. 







Então é isso, o que vocês acharam dessa tag? Deixe um comentário e quem quiser respondê-la, sinta-se convidado :)



Postado por: 

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.