HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Escândalo de cetim- Loretta Chase


Sinopse: Irmã do meio entre as três proprietárias de um refinado ateliê de Londres, Sophia Noirot tem um talento inato para desenhar chapéus luxuosos e um dom notável para planos infalíveis. A loura de olhos azuis e jeito inocente é na verdade uma raposa, capaz de vender areia a beduínos. Assim, quando a ingênua lady Clara Fairfax, a cliente mais importante da Maison Noirot, é seduzida por um lorde mal-intencionado diante de toda a alta sociedade londrina, Sophia é a pessoa mais indicada para reverter a situação.
Nessa tarefa, ela terá o auxílio do irmão cabeça-dura de lady Clara, o conde de Longmore. Alto, musculoso e sem um pingo de sutileza, Longmore não poderia ser mais diferente de Sophia. Se a jovem modista ilude as damas para conseguir vesti-las, ele as seduz com o intuito de despi-las. Unidos para salvar lady Clara da desonra, esses charmosos trapaceiros podem dar início a uma escandalosa história de amor... se sobreviverem um ao outro.
Em Escândalo de Cetim, segundo livro da série As Modistas, Loretta Chase nos presenteia com um dos casais mais deliciosos já descritos. Além de terem uma inegável química, Sophia e Longmore são divertidos como o rodopiar de uma valsa e sensuais como um corpete bem desenhado.

Título: Escândalo de cetim- As Modistas #2 |Autora: Loretta Chase |Editora Arqueiro |Páginas: 272 |Ano: 2016 |Classificação: 4/5 |Livro cedido em parceira com a Editora |SKOOB


Resenha: Eis mais uma resenha de um romance de época e dessa será sobre o segundo livro da série As Modistas: Escândalo de Cetim. E inicio essa resenha com uma pergunta: Para vocês, o que seria um escândalo de cetim?


Segundo o dicionário Aurélio, escândalo significa “ato que pode induzir outrem a mal, a erro ou a pecado; mau exemplo”. Se formos pensar nas regras as quais as damas da aristocracia londrina deveriam seguir no século XIX, cometer um escândalo significaria morte social. Agora imaginem vocês uma jovem dama linda, educada, de família respeitável e com um considerável dote. Pensem nessa jovem feliz e dançando com um lorde durante um dos muitos bailes da temporada. O que vocês acham que aconteceria com essa dama se ela fosse conduzida pelo lorde até uma varanda mal iluminada, fosse beijada por ele e flagrada por diversos convidados? Seria um dos maiores escândalos da temporada, não? Pois é isso que acontece com Clara, a menina doce e meiga que conhecemos no livro anterior da série.

Fato é que só depois do ocorrido lady Clara Fairfax percebe o terrível erro que cometeu (ou seria o erro que foi persuadida a cometer?) e desespera-se ao ter que aceitar casar com esse lorde que, apesar de bela aparência, não passava de um viciado em jogos com dívidas até a alma.

Uma mulher não tinha nenhum poder de escolha naquela época e mesmo que estivesse clara a reputação duvidosa do lorde para toda a sociedade, Clara não teria outra escolha a não ser perpetuar o casamento. 



Outra definição para escândalo segundo o dicionário Aurélio é: “Desordem, tumulto, alvoroço”. É exatamente isso que acontece, ou fica prestes a acontecer, quando Clara foge sem rumo a fim de se livrar do compromisso e é aí que entraremos no quesito “cetim”.

Marcelline, Sophia e Leonie são excelentes modistas, mas desde o casamento de Marcelline com o Duque de Clevedon seus negócios começaram cair. Não eram todas as mulheres que aceitaram com um sorriso no rosto o casamento do duque mais rico e cobiçado com uma simples modista e é claro que se negavam a realizar encomendas na Maison Noirot. Para piorar a situação, a Trapos, sua principal rival, volta à ativa prometendo vestidos de classe para a aristocracia. No entanto, as irmãs Noirot ainda tinham sua melhor cliente: a jovem debutante Clara.

Obviamente que os últimos acontecimentos mudam toda a situação, uma vez que uma mulher casada com um pobre convicto não teria dinheiro para encomendar roupas e mais roupas. Mas, a questão é: as modistas realmente se preocupavam com Clara e tomaram para si o problema da jovem. Nesse momento, lorde Longmore (irmão de Clara) e a modista Sophia Noirot partem em busca de encontrar a jovem e criar uma solução que pudesse fazer com que a sociedade esquecesse o escândalo acontecido a pouco tempo.


Sophia é uma excelente modista, mas eu diria que seu verdadeiro talento seria a escrita e a arte de atuar. Ela escreve para um importante “jornal de fofocas” da época, a "Spectacle”, e para conseguir informações em primeira mão ela cria várias personagens diferentes aos quais usa para conseguir entrar nos eventos sociais sem ser reconhecida. Dessa maneira, Sophia vai utilizar seus talentos para ajudar sua  jovem cliente em apuros com a ajuda de seu irmão. Ela estava preparada para qualquer coisa que pudesse acontecer durante essa jornada, mas fato que ela não esperava tudo o que aconteceria entre ela e o lindo e elegante lorde Longmore.

Ele, por sua vez, sendo um jovem libertino não estaria imune à beleza de Sophia Noirot. Isso não era um problema para ele, afinal ela era apenas uma lojista. Ela não teria o pudor de uma dama e, certamente, não se negaria a algum tipo de diversão. É, mas aos poucos dois fatos ficam bem claros para ele: Sophia não era como as demais mulheres e ele, bem, ele não fazia ideia sobre o que fazer com os sentimentos que começaram a nascer dentro dele. Logo ele, o homem que não acreditava em sentimentalismos.

E é em meio a sedas, cetim, costuras, aventura e muito romance que Loretta Chase nos conduz para mais um romance de época bem escrito. Gostei ainda mais desse volume que o anterior e me permiti ser conduzida por uma história cativante e com uma pitada de empoderamento feminino. Vamos ver aqui mulheres que buscam seu direito de escolha e sua liberdade. A busca pela igualdade e a exposição da revolta ao constatar que elas eram simples objetos em uma sociedade dominada pelos homens.

Apesar disso, o livro é leve e como todo bom clichê: previsível. No entanto, a leitura é fluida, prazerosa e bem rápida. A diagramação está boa e o resto vocês sabem... as capas da Arqueiro sempre nos encantam. Mais um romance de época queridinho que deixo como dica para vocês. ;)




Um beijo e até a próxima, 

11 comentários:

  1. Oi, Bárbara!
    Eu também gostei bem mais desse do que do anterior. Adorei Sophia e Harry e o quanto um completa o outro em algumas armações hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Sim, é verdade. Hahaha
      Agora vamos aguardar ansiosas pelo próximo volume!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Barbara,
    Ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas como já conheço a escrita da autora, acredito que vou gostar. Gostei da resenha e fiquei curiosa para saber qual a solução encontrada para salvar lady Clara.

    *bye*
    Marla

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marla!
      Dentre os romances de época que eu já li, essa série está se apresentando como a mais diferente ao trazer modistas como protagonistas. Estou adorando!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Bárbara, tudo bem? Gosto muito da Loretta Chase e adorei Escândalo de Cetim, estou bem ansiosa pra ler o próximo, essas irmãs modista são ótimas.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo bem e com você?
      Também estou super ansiosa pelo próximo :)
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Bárbara, tudo bem?
    Adorei a resenha e a dica!
    Nunca li romance de época, mas estou cogitando começar por essa série, que é mais curta e super elogiada. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! Tudo bem e com você?
      Que bom que gostou. Essa série tem conquistado vários leitores mesmo e espero que você tenha oportunidade de ler ^^
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Bahzinha

    Adorei a resenha, a forma como você definiu escândalo e foi seguindo com as informações sobre o livro... ficou ótimo.
    Fico com pena das mocinhas dos romances de época, nada nunca é fácil para elas, né? hahahaha Não poderia ser um simples lorde, educado, cavalheiro e com boas intenções? hahahaha
    Não teve como não lembrar das Crônicas da Lady Whistledown quando li que a Sophia escrevia para um jornal de fofocas!
    Que bom que você curtiu ainda mais desse. Eu ainda não pude começar, mas certamente farei isso assim que puder comprar os livros!

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami!
      Obrigada!! ^^
      Pois é, menina. As coisas poderiam ser mais fáceis para essas mocinhas, né? haha
      Beijos

      Excluir
  6. Amiga esse é um dos livros que estão aqui em casa para ler, mas não sei se consigo ainda esse mês. Tem dois mais antigos que vou priorizar. Mas enfim amei saber um pouco mais sobre esse segundo livro da série As modistas. Eu já tinha adorado o primeiro livro e ao saber que esse é melhor ainda confesso ter ficado bem curiosa e ansiosa. Parabéns por mais um romance de época lido e resenhado. Adoro. Depois que eu concluir a leitura volto aqui para ler a parte referente a história viu!!??? E complemento meu comentário. Beijos amiga é ótimo mês de março.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.