HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] A Indomável Sofia- Georgette Heyer

A Indomável SofiaTítulo:  A Indomável Sofia 
Autora: Georgette Heyer
Editora: Record
Páginas: 406
Ano: 2016
Classificação: 5/5
Livro Cedido Pela Editora 
SKOOB

Sinopse: Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros.
A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...


Resenha: Sofia está longe de ser a típica mocinha delicada dos romances de época e é com seu jeito espontâneo e alegre que ela sempre deixa sua marca por onde passa.



Aos 20 anos de idade, Sofia já pode ser considerada uma quase solteirona, mas não pensem que ela se martiriza por não ter um marido e uma casa para cuidar. Na verdade, ela é uma das personagens mais alegres que já “conheci” e uma das mais teimosas também.

Órfã de mãe, ela foi criada pelo pai, Sir Horace, que garantiu que a filha fosse forte e independente.  Desde a infância, ela percorre o mundo ao lado dele fazendo diversos amigos e vivenciando experiências que muitas damas londrinas jamais ousariam viver. Ela gosta de cavalgar, usar vestidos da última moda (uma tentativa de ficar bela, segundo ela), tem uma ótima mira (e é claro que sempre carrega uma pistola) e não tem medo de falar o que pensa.

Ela poderia muito bem ser comparada com aqueles cavalos indomáveis, que resistem até o último momento frente a um cavaleiro que deseja dominá-lo e isso será provado quando ela parte para a casa da tia Ombersley e conhece o primo Charles Rivenhall.

“(...) Prima, meu tio Horace nos informou que você era boazinha, que não nos causaria problemas. Está conosco menos da metade de um dia. Estremeço ao pensar na devastação que terá provocado no final de uma semana!”

Diante do pedido do irmão para que cuidasse de sua filha durante sua estadia no Brasil, Lady Ombersley vê a chegada da sobrinha como uma possível solução para seus problemas. Ela seria uma ótima companhia para sua filha Cecilia e, com certeza, iria convencer a jovem a desistir da ideia de se casar com um jovem poeta sem perspectiva de futuro. Em troca, a doce e delicada Sophy receberia o carinho da família que iria protegê-la e encontraria um bom partido para ela.

Bem, eram essas as características que Lady Ombersley esperava encontrar na jovem, então vocês podem imaginar qual foi a reação de todo mundo no momento em que Sofia, uma mulher alta e de significativa presença, chega muitíssimo alegre, trazendo um mico de presente aos primos e sem um pingo de timidez. Logo, ela se apresenta e todos rapidamente precisam entrar no ritmo agitado da estranha, porém muito simpática dama.


Charles, um homem sério e atarefado, fica claramente espantado com os modos feministas da prima e sua reação, obviamente, é mostrá-la qual o comportamento certo a se ter na sociedade londrina. No entanto, Sophy não se deixa dominar e comete uma atrapalhada atrás da outra fazendo questão de testar a paciência do primo.

E é assim, indo da imagem de boa prima que não mede esforços a ajudar quem ama até a jovem atrevida e independente que ela conquista a família Ombersley e, ouso dizer, o coração de Charles.

Para aumentar ainda mais as confusões, há a noiva horrenda de Charles, a Sra. Wraxton. Ela é o oposto de Sophy e fará de tudo para atrapalhar seus planos. Fato que achei estranho o motivo de Charles ter ficado noivo de uma mulher tão prepotente, mas como isso acontece antes da chegada de Sophy, não fica muito claro para nós.

“Tenho muitos defeitos, mas não sou indolente nem medrosa, embora isso, sei muito bem, não seja uma virtude.”

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora Georgette e eu simplesmente amei. A linguagem desse livro, quando comparada com os romances de época de autores contemporâneos, é mais formal, mas em nada atrapalhou a leitura. Me envolvi ao longo da narrativa, torci pelos personagens e ri muito. A autora conseguiu criar um romance leve e muito engraçado, produzindo cenas originais e algumas surpresas para surpreender o leitor no final da trama.


A edição está impecável, assim como a diagramação. As folhas são amareladas e as letras tem um bom tamanho o que facilita a leitura. Deixo aqui meu agradecimento, mais uma vez, ao Grupo Editorial Record pela cortesia e confiança. Muito obrigada, foi um prazer ler este livro maravilhoso e vir correndo contar para o pessoal!

Indico de olhos fechados aos fãs de romances de época. Leiam sem medo e aproveitem essa leitura leve e divertida!





Grandeee beijo!

12 comentários:

  1. Amiga assim como você estou completamente apaixonada pelos romances de época e desde o lançamento de A Indomavel Sofia o desejo. A cada resenha positiva que leio minha ansiedade e curiosidade só aumentam.
    Já ouvi algumas pessoas citando essa narrativa mais rebuscara dela, afinal esse livro foi lançado a anos atrás e relançado agora. Além disso já ouvi falar que ela se inspira na Jane Austen, então alguns pontos que os romances de época atuais apresentam estarão ausentes nesse, mas nem por isso ele perde seu encanto, pelo contrario ganha em diferencial.
    Amei saber que você gostou da leitura e fico feliz em saber que em breve o lerei também.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Line!
      Leia sim, quero conversar mais sobre ele e, claro, saber sua opinião! :)
      Beijos querida

      Excluir
  2. Olá, td bem?
    Essa capa é muito diva, né? E todas as resenhas que tenho lido sobre esse livro... Quero muito conferir tbm! *-*
    O fato de ter sido escrito há um pouco mais de tempo, a mocinha forte e o tom mais sério: prometem!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem!
      Esse livro é ótimo e a capa é realmente diva. Espero que você tenha oportunidade em ler :)
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, Báh!
    Que resenha fantástica *-* Fiquei encantada pela estória! Além da protagonista ser uma gracinha também. Tão diferente das demais da época <3 Amei! Quero!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath!
      Ela é bem diferente mesmo e isso foi um dos pontos altos na história!
      Beijos amiga

      Excluir
  4. Oi Bá!
    Aaaahhh, então não foi só eu que andei resenhando romances de época, huh? Adorei sua resenha de A Indomável Sofia. O título, com certeza, é uma graça, haha.
    Sinceramente, achei a personagem principal desse livro bem parecida com a Jessica, de O Príncipe dos Canalhas. As duas até atiram muito bem, haha! Só acho que, por quererem criar personagens a frente do seu tempo, as autoras acabam generalizando essas mulheres, e por vezes até a história, o que não é muito legal.
    Adorei que o Brasil tenha sido citado nesse livro! Já é difícil para os autores nacionais lembrarem dele de vez em quando, haha. Ah, e respondi seu comentário no post da Minha Estante lá no blog ^-^
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Re!
      Pois é, você sabe que não fico muito tempo longe dos romances de época haha.
      Sério? Quero muito ler esse livro!!! Vou colocá-lo na lista de desejados.
      Beijos amiga

      Excluir
  5. Oi, Bárbara! Até hoje li somente os romances de época da Julia Quinn e gostei muito, pretendo continuar a série, mas acabo não me interessando por outros livros do gênero. Talvez isso mude algum dia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, BAh! Apesar de gostar querer muito ler algum romance de época não tenho feito isso. O tempo não deixa e preciso priorizar algumas coisas e livros, né? Confesso que eu não tinha muita vontade de ler esse livro, mas sua resenha me deixou com uma certa curiosidade de ler, visto que você gostou tanto.
    O bom é que parece que a autora sai do comportamento comum, quebra estereótipos e eu adoro isso.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bah! Tudo bem? Eu infelizmente não curto esse tipo de livro, mas adorei sua resenha! Muito legal saber que você curtiu a obra! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bahzinha

    Que delícia que deve ser essa história! ♥ E que legal que o Brasil aparece na história! :)
    Romances de época já são ótimos...esses com essas mocinhas diferentes são os melhores! E essa capa é lindíssima!
    Quero muito ler, vou botar no skoob nesse exato momento! hahahaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.