HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


Vamos falar sobre Jane Austen?


Jane Austen foi uma escritora inglesa do final do século XVIII que dedicava seu tempo em observar a sociedade, fazer delineamentos sobre a personalidade humana e retratá-la em seus romances. Indo contra ao costume da época, Jane nunca se casou e e ainda ousou se tornar escritora, fato que ficou desconhecido nos primeiros anos de sua carreira. 

Austen recebeu certa notoriedade em seu tempo, mas foi apenas anos depois de sua morte que seus trabalhos se tornaram sucessos mundiais. Hoje, seus livros são considerados clássicos da literatura, ora recebendo críticas positivas por sua escrita sarcástica, ora recebendo críticas negativas sobre sua "literatura de mulherzinha".

Mas, o que seria uma "literatura de mulherzinha"?

Alguns dizem que esse tipo de literatura é voltada para nós, mulheres: público alvo dos romances água com açúcar, bobinhos e sem algum tipo de aprofundamento. Contudo, as obras da autora Austen vão muito além de um romance simples do século XVIII.

As histórias criadas por Jane Austen apresentam um mesmo formato, eu diria, e esse formato é: retratar a sociedade através de uma narrativa sobre a relação entre algumas famílias inglesas. Normalmente, tem-se um casal apaixonado (ou não) como tema principal e personagens secundários que também recebem destaque pela autora. Acompanhamos, então, o dia a dia desses personagens onde podemos descobrir as críticas da autora sobre a sociedade de seu tempo. 


E é através dos diálogos aparentemente simples que vamos mergulhando na mente humana percebendo o quanto podemos ser amorosos e carinhosos da mesma forma como podemos ser orgulhosos, rancorosos e preconceituosos. E o que determina o que seremos? Nosso caráter e nossos princípios, independentemente do meio em que estamos inclusos. Isso fica nítido no livro Orgulho e Preconceito através do personagem Mr. Darcy. 


Será que devemos continuar acreditando que as obras da Jane Austen são apenas romances água com açúcar? Devemos ler com o mesmo olhar sarcástico da autora, ficando atentos às entrelinhas e a todos os diálogos desenvolvidos. 😏

E por hoje é só, pessoal. Já faz um tempinho que não apareço por aqui, mas resolvi voltar com esse post para dizer que estou desenvolvendo um projeto legal sobre clássicos. Quando eu tiver mais informações venho contar para vocês.


❤ Texto escrito por Bárbara Carollo.
❤ Imagens retiradas do Google.


Beijos e até a próxima,

6 comentários:

  1. Quando eu li o título eu respondo mentalmente "Vamos"
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oh amiga que coisa mais linda a postagem. Adoro a Jane Austen (apesar de ler menos do que gostaria) é sempre bom saber um pouco mais sobre ela.
    Um dos pontos que mais gosto nos livros dela é com certeza esse foco na personalidade e comportamento das pessoas da época. Além disso em muitos momentos percebo que mesmo com séculos de distância, algumas atitudes ainda acontecem na atualidade, ou seja a humanidade progrediu muito pouco.
    Enfim ficarei na espera das postagens especiais.
    Beijos, amiga linda, volta sim pq seu blog é muito bom!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bárbara!
    Eu creio que os livros, não só da Jane, mas outros que se passam no séc XIX são ótimos para vermos como a sociedade funcionava e seus milhares de defeitos.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  4. Oi Bárbara, sua linda, tudo bem?
    Vi seu comentário lá no blog, Lady Susan também é o único livro que não li da autora. Ela é minha diva literária!!!! Adoro todos os livros dela, já reli várias vezes e já vi os filmes que saíram também. Eu gosto muito da visão crítica que ela ela tem da sociedade, seu ponto de vista é até hoje, para mim, inigualável. Adorei sua postagem!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bahzinha

    Que saudade de ler uma postagem sua! <3
    Da Jane eu só li Orgulho e Preconceito, mas nem li tudo e faz muiiito tempo, tenho que reler.
    Acho um baita preconceito esse discurso de "leitura de mulherzinha". Só o fato de Jane ter ido contra todas as convenções da sociedade já deveria impor o respeito que seus livros merecem! E esses romances sempre têm alguma crítica, nem que seja escondidinha, onde apenas aqueles que realmente entendem a história encontram!
    Adorei a postagem! <3

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bahzinha!
    E um Viva a Austen, essa linda. Mais que uma literatura de mulherzinha ("sexo frágil", como as mulheres são há muito tempo chamadas), uma mensagem positiva a essas mulheres que já entendem que são mais fortes e podem mais do que imagina. Essas que buscam seus direitos, suas vontades, seu lugar merecido.

    Bjão.
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.