HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Impermeável- Thati Machado

Título: Impermeável
Autora: Thati Machado
Ano: 2015
Páginas: 9
Classificação: 5/5 

Sinopse: A vida da jovem Ana Bárbara nunca foi repleta de afeto e aceitação. Ainda muita nova precisou armar suas defesas para sobreviver na selva familiar e estudantil. Os livros eram o seu único refúgio, seus únicos amigos. Pelo menos até a chegada de Henrique, que ao lado dela construirá sua bolha impermeável. 

Resenha: Impermeável é um conto sobre aceitação. Vivemos num mundo onde a aparência é o quesito mais importante a ser levado em consideração e essa imposição do belo faz muito mal para quem foge do padrão.


“Por que essa palavra assusta tanto as pessoas? Não é xingamento ou uma maldição. É apenas uma constatação. Fulano é gordo, fulano é magro, fulano é alto, fulano é baixo...”

Ana Bárbara tem catorze anos mas já precisa lidar com os olhos incriminadores que recebe por estar um pouco acima do peso e, neste momento, eu já imaginava uma menina triste e que se considerava feia. No entanto, o mais genial desse conto é depararmos com uma jovem que, apesar do sofrimento que sentia pela indiferença e acusações que recebia conseguia ser forte. Tudo o que ela via no espelho era uma garota bonita, normal, mas apenas com alguns quilos a mais. E é tão incrível quando percebemos que uma pessoa consegue se amar a ponto de não acreditar nas mentiras que os colegas e a própria família direcionava a ela.

“Eu estava cansada de ouvir que não era bonita, que não era magra, que não era popular... Blábláblá. Céus, por que eu precisava emagrecer para me tornar bonita? Que espécie de aceitação milagrosa alguns quilos a menos poderia fazer?”

(imagem retirada do google)

Fato é que ela sofria sim. Como ser tão indiferente às críticas na escola e em casa? Ela simplesmente não tinha um refúgio para se proteger, a não ser os livros, principalmente os de fantasia. Contudo, a noite do baile da escola chega e ela já não tem mais forças para encarar aquela multidão fazendo brincadeirinhas sem graças. Seria bem melhor passar a noite em seu quarto, com um bom livro onde poderia estar em qualquer lugar que quisesse, menos naquele baile que não tinha nenhum significado para si.

“Se a intenção daquele baile era me humilhar e torturar, ela havia sido alcançada com louvor. Quando corri para o jardim, só queria um lugar sossegado, onde eu pudesse chorar em paz.”

Mais uma vez Ana é humilhada. Aquilo tudo já estava fazendo com que a jovem sonhadora chegasse ao seu limite e, para não ter que lidar mais com tudo aquilo ela foge para o jardim, mas ela não poderia sequer sonhar com o que ela encontraria lá!!

Mais uma vez uma obra da Thati me encantou. Ela consegue transmitir sensibilidade através das palavras, criando situações que poderiam acontecer com qualquer um de nós. Sua crítica ao padrão de beleza é mais do que válido e preciso deixar aqui uma dica de leitura que eu já pude perceber estar fazendo diferença na vida de muitas meninas. O livro é Poder Extra G, da mesma autora, que está sendo publicado no Wattpad. Ainda não tive oportunidade de iniciar minha leitura, mas é claro que não posso deixar de ler mais obras da Thati!! ^^
Recomendadíssimo!!


Gostou do conto e ficou curioso para saber o que a Ana encontrou no jardim? Você pode adquirir o conto clicando aqui!


Espero que tenha gostado!! Deixe um recadinho para mim :)

Um beijo,

20 comentários:

  1. Olá, Bárbara!

    Acabei de ver em alguns blogs a indicação desse conto, mas não tinha lido ainda uma resenha sobre... Talvez por isso não tinha me chamado atenção. Mas depois de vir até aqui e ler sua resenha, fiquei perdidamente apaixonada por ele e super curiosa.

    Beijos, And!

    - Tem post novo: Blog Cantinho da And -

    ResponderExcluir
  2. Nesse mundo onde quase todos julgam pela aparência, não é estranho que haja pessoas que sofram por isso. Só pelo assunto tratado já leria o conto. Sabendo que é de uma autora talentosíssima, é certeza que estará entre as minhas próximas leituras.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, olha que legal, a personagem é meio xará sua, hahaha. A resenha tá demais, Bá!
    Ah, adorei a relação do título e da sinopse, muito fofo!
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Bahzinha. Tenho esse conto mas versão livro. Mais de nove páginas. Ou estou enganado? Fiquei confuso. Mas sempre quis ler, porém ainda não rolou. Parece bacana o Conto.
    Bjão.
    Diego, Blog Vida e Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga sempre que vejo sua opinião sobre algum conto nacional fico com o coração aos pulos de felicidade!!! É sempre tão bom conhecer novos autores e saber quais temas eles estão nos propondo uma reflexão, e esse sobre o padrão de beleza nunca me cansa já que ainda existem muitas pessoas cheias de preconceito e se esquecendo de olhar a essência dos outros e não só sua "casca". Enfim parabéns pela leitura e pelo lindo post.

    P.s. A autora é uma linda!!!
    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Essa autora está conquistando aos poucos um público super cativo, admiro sua força de vontade e trabalho. Desejo sempre todo o sucesso para ela e ainda espero ter oportunidade de ler suas histórias.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bahzinha!


    Senti muito amor por esse conto! Foi minha primeira experiência com a escrita da Thati e já morri de amores! Sofri muito bullying e infelizmente não conseguia ser forte como a Ana!
    Com certeza lerei outras obras da Thati, ela tem muito talento!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Heey!
    Gosto muito de livros com essa temática. A aceitação é um tema que todos falam, mas poucos colocam em prática... Com certeza esse conto vai entrar para a minha wishlist =D
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    A protagonista é quase sua xará enh? Gostei muito da premissa desse livro, realmente o mundo precisa de mais aceitação e os livros são um ótimo refúgio!
    Capa linda! Adorei seu blog e sua resenha!

    Seja bem vinda no meu blog, participe do TOP comentarista pois, ainda dá tempo!

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei a premissa desse conto e também dessa capa tão lindinha!! <3 Realmente a sociedade impõe suas regras e padrões, mas felizmente algumas pessoas conseguem ser fortes e não se deixam abalar!! Fiquei muito curiosa para saber o que ela encontra no jardim... rs

    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bah <3

    Já tinha visto esse conto no blog da Tami (Meu Epilogo) e me apaixonei! E depois dessa sua resenha irresistível? Quero e quero ahaha! Espero ler em breve!

    Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bárbara!
    Apesar de poucas páginas, o conto parece transmitir sua mensagem de forma incrível.
    Essa é uma situação que muitas meninas passam. Fiquei curiosa para ler.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  14. Que capa fofa, achei o conto interessante sim e vou conferir o livro. Obrigada pela dica. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  15. Achei essa capa o maior amor do mundo, gente!
    Pretendo ler o conto em breve....
    Bah, adorei a resenha!
    Bjs*.*
    MaH

    ResponderExcluir
  16. Olá Bárbara!
    Adorei a resenha! Parabéns *-* Vi sobre ele em outro blog, mas aqui no seu me deu mais um gás para ler haha Parece ser muito bom e com grandes lições. Gostei :)
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oieee
    li o conto e amei, a Thati sempre consegue nos envolver com sua escrita e a história é mega atual! Uma história que deve ser compartilhada e que quando estamos bem com quem nos faz bem, isso nos basta!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bárbara! Tudo bem? A cada dia que se passa a Thati me conquista mais! "Impermeável" é incrível! Eu amei o conto. Apesar de ele ser curtinho, é muito emocionante e lindo! *-* Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiii!
    Ahhh que lindeza deve ser o conto! Gosto mt mt quando a história consegue fazer críticas a coisas tão enraizadas em nós.
    Com ctz vou ler!
    Adorei a resenha :)
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oii Bá, tudo bem??? Algo que eu adoro na Thati é isso. Ela sempre trazer personagens esquecidos pelas grandes massas. Ainda não li o conto, mas já tenho ele e quero ver se consigo ler em breve =D
    Poder Extra G tá fazendo muito sucesso :) Isso é tão legal
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.