HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] O Noivo da Minha Melhor Amiga- Emily Giffin

Título: O Noivo da Minha Melhor Amiga 
Autora: Emily Giffin
Editora: Agir
Páginas: 352
Classificação: 4/5 

Sinopse: "O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram. Enquanto a boa moça e tímida Rachel teve alguns poucos namorados e conseguiu um emprego estável porém sem graça num escritório de advocacia, a linda e popular Darcy namorou todos os bonitões do colégio, construiu uma glamourosa carreira de Relações Públicas e sempre conseguiu tudo o que quis, inclusive manipular e obrigar Rachel a fazer o que desejava. E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex. E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga. À medida que a data do casamento se aproxima, Rachel se desespera com a urgência da decisão que precisa tomar e acaba passando por uma profunda reavaliação de sua vida, para concluir que "certo" e "errado" são conceitos muito relativos.



Resenha: O Noivo da Minha Melhor Amiga é um chick-lit que aborda temas como amizade, amor, mas também inveja e traição. Apesar do tema polêmico, o que me fez demorar muito para resolver iniciar a leitura, a autora cria um enredo descontraído que nos prende até o final, nos levando juntos com as relações confusas presentes no enredo.

Rachel e Darcy são melhores amigas desde a infância e, mesmo já em seus 30 anos de idade, a amizade continua. No entanto, a noite do aniversário de Rachel muda o destino das amigas quando ela dorme com o noivo da melhor amiga: o lindo e gentil Dex. 


Esse seria o momento do início das críticas sobre sua deslealdade e confesso que me senti assim durante o capítulo, mas, a partir daí, Raquel começa a nos contar como foi sua vida (ou, ouso dizer, não-vida) ao lado de Darcy.
“Eu não tinha planos de estar sozinha quando chegasse aos trinta, mesmo ao início dos trinta. A esta altura eu já queria ter um marido; queria ter ficado noiva na faixa dos vinte. Mas aprendi que a gente não pode simplesmente fazer um cronograma pessoal e desejar que se torne realidade.”

Com um emprego que odeia, sem nenhum namorado e se achando velha demais para acreditar que um dia irá casar e ter filhos, Rachel não consegue ver perspectivas para o futuro e é nessa "onda" que ela se deixa levar ao beijar Dex pela primeira vez e, é claro que o álcool ajuda também. Mas, fato é que na manhã seguinte ela se surpreende quando Dex diz ter estado sóbrio durante a noite e, portanto, ciente de seus atos. A verdade é que ambos sentiam uma certa atração na época de faculdade, sim, eles fizeram Direito juntos, e Rachel, com o hábito de se menosprezar, não acreditou ser suficiente para um homem tão bonito quanto o amigo e, apesar de uma tentativa de encontro por parte dele, ela praticamente o joga em cima de Darcy. 




“Estar com você não me dá a sensação de estar fazendo algo errado.”

Darcy sempre foi a mais bela e sortuda das amigas, mas não admitia ficar em segundo plano. Apesar de ter as melhores oportunidades e "fama", ela não podia ver a amiga "sem-graça" se dar melhor que ela e, por isso, ela a boicota durante suas vidas juntas, isso sem Rachel perceber. Ela é a típica menina doce e inocente que não consegue ver as futilidades na amiga. No entanto, o tempo passa e agora Rachel já não tem mais paciência para os chiliques da amiga, anos esses que renderam a Dex e Darcy um noivado e a Rachel a tarefa de madrinha. 
“De fato, foi assim que vivi toda minha vida. Evitando o arrependimento a todo custo. Sendo boa a todo custo. Boa aluna. Boa filha. Boa amiga.”

Depois do deslize, Rachel tenta a todo custo tirar o amigo da cabeça, mas a atração é forte demais entre eles e juntando todas as lembranças e atuais atitudes egoístas da noiva amiga, ela decide continuar com o relacionamento escondido até Dex decidir o que irá fazer. Fica claro que ele não ama a noiva, mas os anos juntos pesam e a dúvida permanece durante todo o livro. 



Posso afirmar que me surpreendi com a escrita da autora e sua forma de abordar um assunto tão sério de forma leve e divertida. É inevitável não torcer pelo casal proibido, apesar do jogo de mentiras, pois  Darcy se mostra insensível e, mais uma vez digo, fútil, ao longo das páginas. Mas, o que aprendi com essa leitura é que tudo tem um preço e, por isso devemos pensar muito bem antes de tomar uma decisão. Uma simples atitude diferente no passado teria evitado essa situação do livro... Estamos dispostos a buscar nossa felicidade mesmo que ela custe a felicidade de outra pessoa que amamos?
Deixo essa pergunta no ar, o que vocês acham sobre isso? 
“Tenho de Mentir. Porque o que estou pensando é: Talvez você faça mais o meu tipo do que já cheguei a pensar.”

Vi o filme logo depois da leitura e posso dizer que gostei do longa. Claro que, como toda adaptação, esta tem mudanças nas cenas e outras excluídas, mas acho que ficou muito bom!
Enfim, recomendo a leitura do livro e, depois, assistem ao filme também e me diga o que achou. ;)

Continuação...

 Quem viu o filme deve ter notado que após os créditos temos uma cena curtinha que dá o gancho para a continuação. Na mesmo hora foi procurar se realmente há o segundo livro e sim, existe uma continuação e eu não vejo a hora de poder de ler!!
Não aconselho a leitura da sinopse deste livro se você não leu o primeiro, evite spoiler! :)









33 comentários:

  1. Oi Bárbara! Não assisti o filme mas li o Presentes da Vida e lembro exatamente o que aconteceu e agora entendi muita coisa do livro. Hahahahahaha! Não sabia que tinha algum livro antes deste, mas olha, posso te dizer que o livro é lindo e toca fundo mesmo. Se você ler, vai adorar ainda mais!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice,
      Eu não sabia que esse livro tinha continuação, só descobri ao ver o filme rs. E pensar que quase li Presentes da Vida antes haha
      Espero que eu goste sim!!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Bárbara...

    Olha que vergonha... assisti ao filme e nem sabia que era de um livro...rs
    Eu amei o filme, achei um tema bem difícil de ser abordado... eu nem sei o que faria!!

    Mas amei a sua resenha...e o seu blog!!

    Já estou seguindo você tb!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      Muita gente não sabe da existência do livro, não se preocupe rs.
      Obrigada!!
      Beijos

      Excluir
  3. Ai que demais Bárbara! Adorei c:
    Nunca planejei ler um livro da Emily Giffin, por achar ela muito clichê e tal, mas adorei sua resenha e quero ler ele, assim como a continuação! E olhar o filme, claro, com a fofa da Ginnifer Goodwin!
    Beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!!
      Que bom que te convenci a ler haha
      Espero que você goste também :D
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Bárbara!
    Eu vi o filme desse livro, mas li o Presentes da Vida.
    Não sabia que O Noivo da Minha Melhor Amiga era livro. Aí quando li o Presentes da Vida, achava a Rachel e o Dex vagamento conhecidos de algum lugar. Quando descobri de onde, achei super legal!
    Comprei esse livro e o que tem a versão da Darcy, mas não li nenhum deles ainda.
    Adorei a sua resenha.
    E eu também acho a Darcy um saco, fútil e sempre querendo roubar atenção.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teca,
      Muitas pessoas não sabem e acabam só assistindo ao filme rs.
      Não sabia que tinha a versão da Darcy, vou já procurar!!
      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. Eu sou doida para assistir o filme desse livro e ler também, é claro. Parece ser bem legal e tem uma carinha de comédia romântica, né? Eu adoro livros assim. haha

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz,
      É sim uma comédia romântica! Também gosto de ler esse gênero :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Barbara, tudo bem?
    Até o momento li apenas um livro da autora e por coincidência, a protagonista era a irmã de Dex. O tema em si e bem difícil, mas como você mencionou na resenha a Darcy e uma mala então fica bem mais fácil torcer por um final feliz entre Rachel e Dex. Vou querer ler os livros e também conferir a adaptação.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla!!
      Tem mais livros?? Eu não sabia.... já vou procurar!!
      Espero que você goste da leitura desse e da adaptação :)
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Bárbara,
      O nome do livro é Questões do Coração.

      *bye*

      Excluir
  7. Como assim eu não sabia que esse filme era um livro? HAHAHAH
    Sério.. eu não fazia ideia desse detalhe,rs.

    Gostei muuuito da sua resenha e fiquei curiosa para ler, ehehehhe.


    beeijinhos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Pois é, muitos não sabe rsrs.
      Espero que você goste da leitura :D
      Beijos

      Excluir
  8. Oii Bá, tudo bem????
    É um pouquinho complicado falar dessa resenha, já que o tema do livro e filme me incomoda bastante. Traição é complicado né? E não importa os motivos. Traição é sempre traição. Já li e vi sobre essa temática, mas sempre acabo ficando incomodada. E percebi que você também se sentiu um pouco assim não é?
    Mas que bom que de uma forma ou outra, o livro satisfaz =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih, tudo bem,
      É muito complicado mesmo, mas a escrita da autora é tão leve que não torna isso um grande problema...
      Beijoss

      Excluir
  9. Oi Bárbara, tudo bem?
    Eu não li o livro, mas eu vi o filme. Realmente é um assunto polêmico e no filme, também foi tratado com certa leveza. Mas não gostei do comportamento dos dois, iniciar um relacionamento enquanto ele ainda era comprometido. Não podemos justificar nossas ações baseados nas ações erradas dos outros.
    Mas já percebei que os livros dessa autora têm justamente esse propósito, falar sobre coisas que acontecem nos relacionamentos, e assim, irá provocar vários sentimentos em seus leitores. Gosto disso, embora não goste das escolhas dos personagens.
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora. E sabendo que tem continuação, fiquei mais empolgada ainda.
    Vim retribui a visita que fez ao meu blog.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      Tenho um pensamento parecido com o seu e sei que não podemos justificar nossas ações baseadas nos erros de outras pessoas...
      No entanto, a escrita da autora é ótima, só não dei 5 estrelas por causa desse fator..
      Obrigada pela visita! :D
      Beijos

      Excluir
  10. Oie Bárbara =)

    Assisti esse filme faz algum tempinho e curtir bastante a história. Achei o filme super fofo *-*

    Ainda não li nada da autora, mas sempre leio resenhas positivas dos livros dela ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane,
      Também sempre vejo resenhas positivas sobre a autora e agora sei o motivo! :)
      Beijos!

      Excluir
  11. Amiga concordo com vc assim que esse livro foi lançado julguei pelo título e acabei evitando ao máximo a leitura, até que vi e filme e entendi tudo. Agora que quero ler o livro encontra-se esgotado em vários sites; mas sou tentando comprar de um colega. Tenho essa sequência que conta a história da Darcy (se no livro ela amadurecer como no filme compensa).
    Foi ótimo saber sua opinião sobre a escrita dessa autora querida, beijos e parabéns pela leitura e resenha!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!
      Espero que você consiga comprar o livro :)
      Beijos!!

      Excluir
  12. Oi, Bianca!
    Adoro esse livro da Emily e ainda mais a adaptação do filme. A história foi muito bem escrita e "O Noivo da Minha Melhor Amiga" só perde pra "Presentes da Vida", na minha opinião.
    São meus preferidos da Emily até hoje.
    Bjuss,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arielle,
      Quero muito ler Presentes da Vida *---*
      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  13. Não sabia que tinha um livro dessa história. Ainda nem vi o filme e agora vou adiar mais ainda, para poder ler o livro primeiro. Adorei a resenha, fiquei muito interessada mesmo.
    Ainda não li nada da autora.
    Beijos
    Aguardo sua visita

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/04/resenha-beijada-por-um-anjo-vol1.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Espero que você goste da leitura!!
      Claro, vou lá sim :)
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá!
    Nunca assisti esse filme, mas o elenco é demais!
    E adoro esse gênero de filme, comédia romântica né??
    Vou ver se assisto essa semana!
    Adorei a dica!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tabatha,
      Sim, é uma comédia romântica! Espero que você goste :)
      Beijos

      Excluir
  15. Oi,
    Faz algum tempo que quero ler e assistir a essa história. Acho que vou gostar muito pois sou louca por chick-lits. Gostei da sua resenha e so me deu mais vontade de ler logo, ou no meu atual estado de leitura (filas e filas de livros), acho que assistir ao filme antes..rsrs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou assim Raquel, são tantos livros para ler que em alguns casos vejo o filme primeiro. Acho que você vai gostar!
      Beijos!

      Excluir
    2. Adorei o filme e certamente vou adorar o livro! Já curti o blog! ;)

      Excluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.