HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] O Diário Secreto de Lizzie Bennet- Bernie Su, Kate Rorick

Título: O Diário Secreto de Lizzie Bennet 
Autores: Bernie Su, Kate Rorick
Editora: Verus  
Páginas: 364
Ano: 2014
Classificação: 5/5 

Sinopse: Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...~ "O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida

Resenha: O Diário Secreto de Lizzie Bennet é uma releitura moderna de Orgulho Preconceito de Jane Austen inspirado na websérie The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet tem 24 anos, mora com os pais e com as irmãs Jane e Lydia, cursa uma pós-graduação em publicidade e tenta, com muita dificuldade, mostrar para mãe que ela tem sua vida própria e que, definitivamente, vai casar quando quiser e com quem quiser.

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro com uma grande fortuna deve estar à procura de uma esposa”- Minha mãe me deu uma camiseta com essa frase.


Como projeto para a pós, Lizzie decide criar um vlog onde fala sobre sua vida. O que ela não esperava era que o seu canal no youtube fosse receber um número incrível de visualizações. Rapidamente o vídeo blog cresce e ela passa a receber muitos comentários e sugestões sobre sua vida, principalmente depois da chegada de dois jovens ricos, bonitos e solteiros, para a felicidade da senhora Bennet, na cidade.

“Na tela estava meu canal do YouTube. E ela apontou o número de visualizações. Que simplesmente tinha aumentado de repente para sessenta mil. Por vídeo.”

Tenho que confessar que fiquei com medo da leitura, pois como adaptar uma história ambientada no século 19 para o século 21? Já não temos os mesmos comportamentos e costumes da época. As mulheres podem expressar-se igualmente perante os homens. Elas trabalham, moram sozinhas, fazem inseminação artificial (rs), ou seja, são totalmente independentes.

“- Depois que eu estiver estabelecida na carreira, tiver quitado meus empréstimos...sempre posso fazer uma inseminação artificial.- Espero minha mãe explodir. Mas, em vez disso, ela respira fundo para se acalmar e continua servindo pedaços de lasanha.”

No entanto, os autores conseguiram criar uma releitura nova e ao mesmo tempo ser fiel a obra original. Nos deparamos com a mesma Lizzie Bennet sarcástica, inteligente e engraçada, mas que agora pode expressar para o mundo (literalmente) através do vlog sua opinião sobre a mãe casamenteira, a irmã mais velha certinha, a irmã mais nova sem juízo e sobre o  insensível William Darcy. 

E o Darcy? Ele continua o mesmo frio, arrogante, cavalheiro e encantador de sempre. Foi muito bom acompanhar de novo o romance entre a Jane e o Bing Lee, as confusões da Lydia e as alfinetadas entre Lizzie e Darcy.

Adorei esta leitura e, apesar de conhecer a história, não me vi nem um pouco entediada, pois os autores conseguiram criar uma narrativa diferente e que prendesse o leitor até o final. A diagramação é boa e os capítulos são bem curtinhos, fazendo referência aos vídeos no youtube.


A leitura pode ser feita sem ter lido a obra original sem nenhum problema, mas aconselho que você leia primeiro Orgulho e Preconceito, pois assim é possível comparar as narrativas de época com a atual. Também aconselho a leitura do livro antes de assistir a série, pois o conteúdo é mais completo.

“(...) Sei que a ideia de ouvir a voz dele de novo fez meu coração bater mais rápido, então o fato de eu não ter ouvido só pode ser uma decepção. É tão estranho."

Recomendadíssimo, principalmente para os fãs de Jane Austen *-*

Websérie The Lizzie Bennet Diaries








Postado por: 

18 comentários:

  1. Ai, eu quero ler!! <3 Não li ainda "Orgulho e Preconceito", mas conheço um pouco sobre a história e quero conferir em breve. Só li "Persuasão", da Austen. Gostei muito.

    Não conhecia esse livro, vou adicionar na lista. :D

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Eu adoro Persuasão, é outro queridinho para mim!!
      Espero que você goste da leitura :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Bárbara,

    Eu amo a websérie. Tanto que minha monografia na faculdade foi sobre ela! Mas por algum motivo que ainda não sei qual é, não tenho muita vontade de ler o livro. Acho que foi um capítulo "fechado" na minha vida, sabe? haha Ou talvez pq eu tenha visto e revisto TANTAS VEZES cada episódio que não aguento mais, por mais que ame hahaha
    Beijos

    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Iris, que legal!!
      Te entendo, depois de passar tanto tempo se dedicando a monografia deve ser difícil, agora, ler o livro rsrs.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu sou apaixonada por Orgulho e preconceito e principalmente pela Lizzie que tem uma personalidade incrível e firme. fiquei bem curiosa com esse livros e só pela sua resenha percebi que é um ótimo livro, acho quero me aventurar nessa historia! hahaha

    Te convido a seguir meu blog se quiser, já estou seguindo o seu ;)

    bjokas!!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly,
      Que bom que você gostou da resenha!! Espero que você também goste da releitura :)
      Beijos

      Excluir
  4. Hey!!
    Olha, eu nunca li Orgulho e Preconceito, mas eu sou pra ler, pois sou completamente apaixonada pelo filme (aquela adaptação maravilhosa de 2005 <3)!!
    Quero muito ler essa releitura! Adorei!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Também adoro o filme!! Leia sim e depois me diga o que achou!!
      Beijos

      Excluir
  5. Ai, que amor esse livro Bá! Já tinha dado uma olhada nele na livraria e pareceu bem interessante, mas como é uma releitura eu prefiro ler primeiro a obra original, ou seja, Orgulho e Preconceito. Gostei da resenha, mas apesar de você falar bem sobre ele e eu estar a fim de lê-lo, a leitura em si parece meio igual a outras... não sei se me entende, haha.
    Beijão!

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Aconselho a leitura da obra original sim ;)
      Sei como é, às vezes fico assim com vontade de ler coisas diferentes rsrs. Mas leia o livro que te "chamar" primeiro rs.
      Beijos

      Excluir
  6. Quero muito ler esse livro, mas ainda não encontrei na internet. Tu conseguiu em PDF? Parece uma história bem legal. Me motivei a ler, já que ainda não terminei Orgulho e Preconceito (mas um dia vai).

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh,
      Eu comprei na livraria da minha cidade!
      Ontem estava com uma promoção na Amazon :) Dá uma olhadinha lá!!
      Beijos

      Excluir
  7. Estou assistindo agora a série e estou amando <3
    Me apaixonei de novo pelo Darcy, pode? haha
    E não vejo a hora de ler esse livro!

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  8. Oi Ellem, pode sim!! Aconteceu o mesmo comigo rsrs.
    Agora que terminei a leitura estou assistindo a série e...adorando também!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Bárbara, adorei sua resenha!
    já ouvi falarem tão bem desse livro, apesar de eu nunca ter lido Orgulho e Preconceito da Jane Austen... esse é uma história mais moderna né, deve ser muito divertido também, inclusive a série! espero ter a oportunidade de ler o livro em breve e conferir a série também :D

    beeijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Amiga que máximo poder ler sua opinião sobre esse livro. Pretendo ler assim que terminar a leitura de Orgulho e preconceito; vou me esforçar para ler ainda esse ano. Estou louca para conhecer esse casal e claro investir no filme também!!!
    Valeu demais pela dica!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Oiii. Acredita que nunca tive nem mesmo interesse em conhecer a obra? Mas adorei a resenha desse livro e agora fiquei muitooo curiosa para conhecer =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos, amo a Lizzie e amo muitoo mais o Sr Darcy.
    Não vejo a hora de ler esse livro!

    Beijos
    http://deliriosdaangel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.