HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Noites de Tormenta

Título: Noites de Tormenta 
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 178
Ano: 2008
Classificação: 5/5
Sinopse: Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuida da pousada de uma amiga, Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso atá a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas. O título desse livro foi mudado de O Sorriso das Estrelas para Noites de Tormenta depois do sucesso do filme, que agora compõe também a capa do livro.

Resenha: Noites de Tormenta é mais um emocionante romance de Nicholas Sparks. Terminei o livro com muitas lágrimas nos olhos e precisei de pelo menos alguns minutos para voltar a realidade, pois fiquei aérea pensando em tudo que eu tinha acabado de ler. Diferente dos demais livros que li do autor, este me fez refletir sobre a vida e sobre pequenas coisas que damos tanta importância mesmo não valendo a pena. Bem, vamos a história...

A narrativa se inicia com Adrienne Willis, uma mulher de 60 anos de idade, divorciada e que tenta ajudar a filha a superar a morte do marido. Amanda já não tem mais motivação em sua vida e, nem mesmo de seus filhos ela consegue cuidar. Por isso, Adrienne decidi contar a filha algo que há muito tempo tem guardado em seu coração...


Aos 42 anos de idade, Adrienne foi abandonada pelo marido para ficar com uma mulher mais jovem. Três anos se passam e ela continua carregando a mágoa e o sofrimento o que a impede de seguir sua vida. Por isso, ela aceita o pedido de uma amiga para cuidar de sua pousada por poucos dias até que ela volte de viagem. A pousada ficava em Rodanthe, uma pequena e tranquila cidade da Carolina do Norte. Esta seria a chance para Adrienne se distanciar dos problemas diários, relaxar e repensar sua vida.

Paul Flanner é um renomado médico de 54 anos que é abandonado pela esposa por trabalhar demais. Durante toda sua vida ele colocou o trabalho em primeiro lugar e, com isso ele se distanciou da esposa e de Mark, seu filho, para cumprir suas obrigações, enfraquecendo tanto seu casamento como sua relação com Mark. Na tentativa de recuperar o verdadeiro sentido da vida e de rever seus conceitos, ele também vai para a pequena cidade.

Essas duas pessoas não tinham meios de se conhecer e, provavelmente não se conheceriam se não fosse pelo encontro em Rodanthe. O médico segue para a pousada sendo o único a se hospedar naquele final de semana que prometia uma forte tempestade. Por estarem sozinhos na casa, as conversas são inevitáveis e, aos poucos ele vão se conhecendo,  contando suas histórias de vida, seus medos e erros de uma forma como se eles se conhecessem há anos.

Um forte sentimento nasce e eles percebem que encontraram o que sempre estiveram buscando. No entanto, o romance verdadeiro e profundo que surge entre eles logo é interrompido. Adriene precisava voltar para casa e cuidar de seus três filhos adolescentes. Paul precisava ir para o Equador visitar seu filho a fim de melhorar a relação entre os dois.


“Dizer adeus para você hoje é a coisa mais difícil que poderia fazer, e posso garantir que,quando voltar,nunca mais vou fazer isso de novo. Eu te amo agora pelo que já compartilhamos, e te amo agora esperando por tudo que virá. Você é a melhor coisa que já aconteceu em minha vida. Já sinto saudade, mas no meu coração eu  tenho certeza de que você estará sempre comigo. Nos poucos dias que passei com você, você se tornou meu sonho.”

Com a promessa de que voltaria, ele parte deixando sozinha a mulher por quem se apaixonou naqueles poucos dias. Durante o período em que estiveram separados, eles trocaram cartas e rápidos telefonemas alimentando o forte amor que sentiam e contando os dias para o reencontro.


Confesso que ultimamente não tenho optado por ler os livros de Nicholas, mas quando me deparo com um não resisto e acabo lendo. Como as demais obras do autor que já li, pude observar uma certa repetição no cenário e na construção da história, mas este livro me tocou de uma forma especial. E por isso, ao terminar a leitura senti a imediata necessidade de resenhá-lo.

Em Noites de Tormenta, Sparks criou um belíssimo romance que nos toca o coração. Posso dizer que, apesar dos personagens terem se apaixonado em poucos dias, o romance não foi nem um pouco forçado. Ao final da leitura aprendemos o valor do perdão, de se aproveitar cada dia vivido além da importância de superar os problemas que surgem para que possamos seguir em frente. 

Também preciso dizer que o carinho que Adrienne sente pelo pai é inspirador e nos mostra como é lindo o amor incondicional por aqueles que nos deram a vida. Adorei a construção e a evolução da narrativa, tanto no passado quanto no presente, e ofereço meus parabéns ao autor por, mais uma vez criar uma história tocante.

Esta edição da editora Novo Conceito é linda e a diagramação é ótima. As folhas são amarelas e o espaçamento e tamanho da fonte são bons. Por ser pequeno, a leitura é bem rápida e dinâmica. Recomendo, não apenas para quem é fã de Nicholas Sparks, mas também para quem não resiste a um belo e emocionante romance. 
"Quando durmo, sonho com você, e quando acordo, sonho em tê-la nos meus braços. O tempo em que ficamos separados ao menos serviu para que eu tivesse certeza de que quero passar minhas noites ao  seu lado e meus dias com seu coração."

Trailer do filme






Postado por: 

9 comentários:

  1. Oi Bárbara, tudo bem?

    Tenho um problema com o autor, nunca consigo me envolver completamente com suas histórias. Isso da repetição dos cenários também me incomoda um pouco. Ainda assim, acho belo seus romances e as mensagens passadas, faz a gente refletir sobre o verdadeiro amor né?

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  2. Já li Noites de Tormenta faz alguns anos, mas acho que não chega aos pés de "Um Amor Para Recordar", haha, é com certeza meu livro favorito do Nick!
    Agora, faz muito tempo que não leio algo dele, mas tem um livro que estou cobiçando, "Um Momento Inesquecível", parece ser muito bom! Se você ler resenha?! Haha ;D
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Pah!
    Concordo com você e sim, os romances criados por Sparks são belos e verdadeiros ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Re, ainda não li Um Amor para Recordar, mas está na minha lista de leitura^^
    Pode deixar que quando eu ler Um Momento Inesquecível irei resenhá-lo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bárbara!!! Tudo bem?
    Acredita que nunca li nada do Nicholas Sparks?! Pois é, não me chama muito a atenção, mas falasse tão bem do livro que até fiquei curiosa, quem sabe não dou uma chance?! hehe
    Um beijão

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Lara, tudo sim!
    Nunca?? Poxa, acho que você é a primeira pessoa que me diz isso (rs). Dê uma chance sim, pois os livros de Sparks têm lindos romances!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Apesar de todos falarem que os livros do Sparks são parecidos etc eu sempre leio e me emociono. Tenho três dele aqui para ler, parei de comprar mas depois pretendo comprar os mais atuais. Já li muitos livros dele e esse foi um deles. Apesar de ter visto o filme primeiro me emocionei muito quando li. Enfim o autor nos leva a refletir sobre o que realmente importa na vida. E em relação ao amor acredito que ele não tem fórmula, tanto pode ser construído com o tempo quanto pode surgir de um simples gesto ou olhar.

    Parabéns pela leitura e resenha!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você Aline, além de não ter fórmula é individual, cada pessoa tem seu tempo para encontrar o amor. É um ótimo livro que me tirou rios de lágrimas...
    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cara!!!
    Eu amei esse livro. Teve uma parte que tava lendo dentro do ônibus e tive que parar pra conter as lágrimas.
    Lindo demais. Sparks está de parabéns. Um dos melhores romances que já li.

    Bjos

    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.